terça-feira, 6 de julho de 2010

O Brasil marcou mais um golaço!

Muito se fala em teses da conspiração na Copa do Mundo, em que a Nike foi envolvida pela Adidas, ou de que esta Copa está mapeada para os europeus, o de que os juízes vêem apenas falta nos outros e todas as bobagens ocasionais e triviais. Mas a verdade é uma só. A seleção brasileira não avançou na Copa da África do Sul. Contudo, ainda podemos nos orgulhar do Brasil. Afinal, somos o celeiro do mundo e a bola da vez está conosco. Só precisamos acordar nessa época de eleição 2010 e começar a levar a sério a necessidade da literatura nesse país. 
O Brasil é muito mais do que o país do futebol. A exemplo disso, o autor mais prolífico do mundo é um brasileiro. 

Enquanto todos voltam a sua atenção para a Copa do Mundo ou discutiam se o Romário iria mesmo chegar ao milésimo gol, ele já tinha passado dessa marca fazia tempo. Recordista no International Guinness Book of World Records, Ryoki Inoue não marcou mil gols, ele escreveu mais de mil livros. Exatamente! Essa marca impressionante já ultrapassa os 1085 livros. Foram 999 livros sobre histórias de aventura, policiais, romances, guerra, espionagem, bang-bang e ficção científica, escritos no curto período de dez anos. 

Quando esse fenômeno literário publicou o seu livro de número mil, o jornalista Alexandre Garcia fez uma comparação com o grande ídolo do futebol brasileiro: "Ryoki é o Pelé da literatura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário